109 anos

Ubajara inteirou 109 anos de emancipação política no último sábado, 24 de agosto, que também marcou os 70 anos do suicídio de Getúlio Vargas. No início da campanha eleitoral para a Prefeitura, cujos candidatos mais vistosos, pré-candidatos há muitos anos, possuem slogans que se aplicam indistintamente a qualquer um dos dois: PARA CUIDAR DO NOSSO POVO e A MUDANÇA É AGORA.

De fato, a mudança é agora, visto que qualquer um que leve tira do poder o grupo que por 16 anos cuidou do povo dele e os dois candidatos têm também um povo seu pra cuidar. Tanto que o candidato dito da situação não tem a menor simpatia da administração que se finda, embora perca pontos (e votos) no eleitorado por ter sido o vice-prefeito nos últimos 8 anos. E o candidato dito da oposição trafega feliz como pinto no lixo nos eventos festivos da prefeitura, como se fosse o responsável pela obra. Uma situação egípcia, diria um sambista mais atento.

O eleitor não tem consciência do valor do seu voto, embora brinque “-já perdeu seu valor?” para saber se o parceiro cumpriu o cívico dever. E o troca por dentadura, um saco de cimento, um cento de lajota, ou mesmo, por 10 reais que não recusou de um candidato por ficar sem jeito. Ou vota no candidato que o buchicho das ruas dá como vencedor na doce ilusão de não perder o voto. É incrível ver isso se repetindo há décadas e estarmos na bica de repetir a mesma besteira.

E a vida continua. Quanto a mim, vou votar no candidato que cumpriu 2 mandatos de vereador de forma consistente e digna. Uma mudança? Não sei, mas foge da mesmice.

Deixe um comentário