O Alpendre da Caiçara

Quando fala alpendre da Caiçara o que vem à mente é o lado que dá para o nascente, embora a casa seja cercada de alpendre por todos os lados.

Mais especificamente o lado esquerdo, oposto da entrada da residência, onde ficavam as redes onde os irmãos Aristides repousavam da labuta e recebiam os visitantes. Tinha uma rede cativa para o titio, sêo Chico Aristides e uma outra para o tio Raimundo. E normalmente mais duas que eram ocupadas pelos visitantes observando a hierarquia. Cadeiras de madeira com assento de couro completavam a mobília social.

Era um ambiente declaradamente masculino, já que as tias ficavam cuidando do trabalho doméstico dentro de casa. Entretanto, elas também assumiam o seu devido protagonismo e na ausência dso irmãos estavam ali presentes.

Já a criançada via o alpendre como um território lúdico, usando os 40 metros de extensão pra engatinhar e as redes para exercicios.

Deixe um comentário