Então…

… é Natal! A festa cristã.

Que se celebra no mês de dezembro, aqui no Nordeste, o último dos meses B-R-O BRO, que marcam o auge do verão, conforme atesta o azul do céu da foto, limpo como Deus quer as almas. E mesmo no Sudeste e no Sul, onde caem copiosas chuvas, o verão do hemisfério Sul é o fator presente. Mas não estamos aqui pra falar de clima ou estações, mas sim do espírito do Natal, que vai virando, ano após ano, um espetáculo gigantesco de luzes, motivos e assuntos cada dia mais distantes daquele estábulo na Palestina onde nasceu o Menino.

Aqui em Ubajara, a prefeitura caprichou no exagero, cobrindo a cidade com uma profusão infinita de luzes que encantam turistas e moradores e uma decoração eclética que inclui até mesmo um Presépio, aquela invenção de São Francisco, o mais radical seguidor de Jesus Cristo, para lembrar aos cristãos da sua época as circunstâncias do nascimento do Salvador. (Evidente que o presépio de hoje vem revestido do encanto e magia próprios da tecnologia, plenamente instagramável, como de resto toda a cidade.)Que se completa com uma projeção mapeada na fachada da igreja matriz, que encantou o prefeito numa visita a Canelas/RS, e ele quis compartilhar com seus munícipes.

Detratores falam que quem tem labirintite não pode ir à cidade de noite e aquele povo chato que detesta encantamento e magia fica cobrando a dificuldade que está encontrando para fazer exames de saúde no SUS. E tem ainda os malumorados que abominam o túnel congelado, visto como símbolo da viralatice da zelite.

Mas, bem fazem mesmo os turistas e as crianças que apenas curtem e se divertem com o coquetel de fazdecontas botado à sua disposição e aproveitam de tudo sem fazer pergunta besta.

Pra quem é de Natal, um Feliz Natal!

Deixe um comentário