Um pote e seu miolo

Minha estreia em Camocim foi marcada pela generosa acolhida dos habitantes da cidade. Sem perguntar quem eu era, de onde vinha, o que queria, foram logo dizendo seja bem vindo, como podemos ajudá-lo, com tanta sinceridade que fiquei cativado de cara. Desejei ardentemente ser o escolhido para o cargo ao qual concorria, motivo daquela visita. Aconteceu. E durante nove meses privei do convívio daquela gente tão gentil e atenciosa.

Camocim tem história. Já no século XVII era a porta de entrada dos colonizadores que demandavam a Ibiapaba ou os sertões da região norte do Ceará. A construção da Estrada de Ferro de Sobral, no final do século XIX, proporcionou um surto de desenvolvimento que durou até as primeiras décadas do século XX. Foi por aqui que chegaram os cientistas para observar o eclipse do sol, em Sobral, em 1919,confirmando a teoria de Einstein. E também, de onde partiram os meus tios, vindos da Fazenda São Joaquim, para continuar seus estudos em Fortaleza, Recife, Ouro Preto. Todos louvaram a hospitalidade dos camocinenses.

Novos tempos, outros meios de transporte. A ferrovia não pertence ao Brasil moderno. Não atino o porque. No mundo inteiro é utilizada para o transporte de cargas e passageiros. Coisa de iluminados tecnocratas que não conhecem o país, nem têm qualquer projeto de Nação. A cidade sente o baque da extinção do ramal ferroviário.

Foram nove meses de trabalho intenso que passaram ligeiro e deixaram a sensação de que não podia ter sido melhor. Pra completar, coincidiu (cidade de praia, sacumé) que pessoas muito queridas foram nos visitar no período. Aí foi bão demais.

Camocim tem histórias e lendas. E no dia de hoje celebra seu aniversário de 140 anos. Gostaria de estar lá na festa, comemorando com os amigos. E que a cidade construa seu futuro, sem esquecer do seu passado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s