A História e suas fontes

Cartas escritas à mão eram meios de comunicação muito usados até uns 50 anos atrás. Antes, com caneta tinteiro, mais tarde com esferográfica, que eliminou os problemas de borrões. Descubro um monte delas guardadas no armário e vou tentando decifrar a caligrafia, ortografia e sintaxe para saber o que preocupava as pessoas 90 anos atrás.

Encontro esta carta de setembro de 1929, dando conta da emancipação da Vila do Cariré. Uma de um conjunto, em que o autor, filho mais velho da família que permanecera na roça, enquanto os demais iam estudar fora, atualizava o irmão sobre as novidades da terrinha. Vou me ater ao fato principal, o Cariré em dependente.

Um fato: o prestígio da família, cujo pai vai na comissão de notávis, encabeçada pelo chefe político e sua ausência na lista de poziçoes. Talvez tenha a ver com o fato da família ser da Serra e estar mais preocupada com a educação dos filhos e o desenvolvimento de suas atividades econômicas.

Na lista de poziçoes todas as autarquias locais, irmanados no objetivo da independência do município. Anos depois, quando me dou conta do Cariré, já havia uma ferrenha disputa pelo poder entre os Aguiar e os Rodrigues. Nas eleições municipais de 2016, quase 90 anos depois da emancipação, os candidatos rivais eram descendentes destas famílias. Eventos nacionais como a Revolução de 30, a ditadura do Estado Novo, a redemocratização de 1946, o golpe militar de 1964, a Constituição de 1988, com suas normas e inovações, pouco alteraram a situação do lugar.

Como de resto da maioria dos municípios brasileiros. Numa evidente contradição às eleições pra presidente da república quando os eleitores votam em candidatos que apontam para o desejo de um país moderno e desenvolvido. Verdade que estes resultados são sempre contestados furiosamente pela zelite aferrada aos privilégios, condenando o Brasil a ficar mergulhado no atraso.

Fica o registro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s