Santo Antônio

Ubajara tem particularidades. A festa do padroeiro, São José, celebrada no mundo católico em 19 de março, aqui acontece no último domingo de agosto. Tranquilo, portanto, que o padroeiro da capela da comunidade de Santa Luzia seja Santo Antônio.

Desconheço a razão da escolha. Talvez a quantidade de homônimos ali existentes: Antônio Alexandrino, Antônio Boa Viagem, Antônio Cosme, Antônio Maria, Antônio Micota, Antônio Miranda, Antônio Sabino, ou o fato de se chamar Antônia a doadora dos bancos da capela. O certo é que, orador e milagreiro, Santo Antônio é muito querido pelo povo brasileiro e por ele celebrado com muita alegria e devoção, com direito a fogueira de vespra e no dia, tal qual São João e São Pedro, seus companheiros das festas juninas.

A festa começa antes do 1º de junho, com a ida nas poucas matas remanescentes para escolher o pau da bandeira, observados procedimentos e licenças. Diz z tradição que se uma moça pegar no pau de Santo Antônio casa dentro de um ano, o que pode ser verdade, conforme a interpretação. E começa a trezena, que pro santo novena é pouco. Enfeita-se o pátio e a capela e durante os treze dias a celebração corre solta, recebendo com alegria as pessoas das demais comunidades.

Tem barracas com caldo, canja, bolo de milho e macaxeira, animados leilões e eventos diversos. Acontecem casamentos, batizados, primeira eucaristia, atualizando os sacramentos para a comunidade, numa alegre confraternização. Um momento feliz de partilha entre pessoas que comungam o mesmo modo de vida. Ao final, a benção dos pães e sua distribuição para os participantes e seguimos com fé para enfrentar o verão e aguardar a próxima.

Este ano a celebração vai ser virtual. Cada um na sua casa se cuidando e com a devida atenção pelos outros. A celebração transmitida pelas redes sociais. Moderno, sem dúvida, mas que falta faz aquele convívio. É a vida. Viva Santo Antônio! Viva o povo brasileiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s